segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dicionário de Ballet:



    Relevé
[ruhl-VAY]: Elevado. Uma elevacão do corpo em pontas ou meia-pontas, ponta ou meia-ponta. Há duas maneiras de execução para o relevé. Na Escola Francesa, relevé é feito suavemente, uma contínua elevação equanto Cecchetti e a Escola Russa o usavam como um passo ágil. Relevé deve ser feito em primeira, segunda, quarta e quinta posição, en attitude, en arabesque, devant, derrière, en tournant, passé en avant, passé en arrière e assim por diante.

Retiré
[ruh-tee-RAY]: Retirada. Uma posição onde a perna é tirada em segunda posição com o joelho dobrado e volta ao mesmo lugar de onde veio.
Rond de jambe
[rawn duh zhahnb]: Literalmente, "movimento circular da perna". A perna que está trabalhando descvreve um círculo tanto na terra (àterre) como o ar (en l'air).
Rond de jambe à terre
[rawn duh zhahnb a tehr]: Rond de jambe feito no chão. Um exercício da barra ou do centro onde uma perna descreve séries de movimentos circulares no chão. As duas pernas devem permanecer perfeitamente reta e todo o movimento deve vir do quadril. O dedo do pé que trabalha não sai do chão e não ultrapassa a quarta posição ouvert ou atrás.
Rond de jambe en l'air
[rawn duh zhahnb ahn lehr]: Rond de jambe no ar. Ronds de jambe en l'air são feitos tanto na barra quanto no centro, e pode ser simples, duplo, en dehors ou en dedans. O dedo do pé que trabalha executa um movimento oval. A coxa deve se mexer o mínimo possivo e os quadris devem ser virado bem. A ponta do pé deve passar mais ou menos pela altura do joelho de base. O ápice do movimento é quando o pé fica em segunda posição en l'air.
Royale
[ruah-YAL]: Royal. Uma mudança onde os calcanhares batem ao mesmo tempo e junto na frente antes que os pés mudem de posição. Pode também ser chamado de "changement battu".
Sissone
[see-SAWN]: Um salto dos pés caindo em um pé com a perna trabalhada estendida para o lado, frente ou atrás num movimento parecido com o de uma tesoura.
Sissone fermée
[see-SAWN fehr-MAY]: Sissone fechado. Um passo de elevação lenta executada em tempo rápido. Este sissone acaba os dois pés com o pé que está trabalhando colando no chão em demi-plié e na quinta posição. Pode ser executado en avant, en arrière e de côte em todas as direções, como croisé, effacé, écarté, etc.
Tour
[toor]: Um giro completo do corpo. Verifique pirouette. Giro no ar, executado quando o dançarino salta verticalmente. Dos bailarinos se espera tours dobrados no ar e alguns deles são capazes de triplos tours. Raramente executados por mulheres.
Tournant, en

[ahn toor-NAHN]: Literalmente, "girando". Muitos passos podem ser executados, tanto singulares ou em séries, quando o dançarino faz uma revolução em seu corpo e descreve um círculo no solo.

VARIAÇÕES:


O que são as nossas variações? São solos importantíssimos de um repertório no qual personagens clássicos se apresentam... Existem variações para bailarinas e bailarinos. E são inúmeros os nomes de variações...


Aqui vão algumas variações femininas famosas
       
 Variação das fadas de "Bela Adormecida" veja mais exemplos
  •  Variação de "Paquita" 
  • Variação de "Esmeralda
  •  Variação de "Harlequinade"
  •  Variação de "Nikiya"
  •  Variação de "Kitri"
  •  Variação de "Coppélia"
  •  Variação do " Pássaro Azul"
  •  Variação de Odette e Odile

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Exercícios de Flexibilidade Para Bailarinas !!!

 importante:

A flexibilidade é de suma importância na realização de determinados gestos e movimentos que de outra forma, seriam impossíveis de serem realizados sem essa capacidade física. Ela aumenta a eficiência mecânica dos movimentos, fazendo com que a Bailarina tenha um desperdício menor de energia na execução de suas atividades, além de auxiliar na profilaxia de lesões e dos vícios posturais, reduzir as tensões musculares e auxiliar na melhoria da contratilidade muscular.
Ou seja se vc quer ter flexibilidade, para seus movimentos ficarem mais soltos, mais bonitos, o segredo é ALONGAR!!! veja uns exemplo abaixo.





                                 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Estilos de Bailarina


Longilíneo - Pessoa alta, magra, pouco busto, quadris estreitos, pode usar qualquer modelo de figurino, podendo evitar, naturalmente as listras verticais.
Altura entre 1,70 e 1,75m.
Longilíneo miniatura - Apresenta as mesmas características do tipo físico anterior, porém com 1,60m de altura.
Triangular - Pessoas com ombros e bustos pequenos e, quadris avantajados,
devem evitar saias rodadas, pregas e cintura marcada.
Triangular invertido - Busto desenvolvido, ombros largos e quadris estreitos,
os que possuem estas características esquivem-se das saias justas, mangas bufantes, babados na altura do busto e usar decotes em forma de V.
Simétrico - O tipo que tiver busto e quadris com a mesma medida e a cintura não muito fina, deve fugir das roupas colantes.
Nórdico - Altas e fortes, busto e quadris com a mesma medida, cintura não muito fina, com altura acima de 1,68m, não podem usar roupas cheias de detalhes, nem estampas chamativas.
Cheinho - Linhas bem acentuadas, mas gordinha, não deve vestir roupas que marquem o contorno do corpo
e nem listras horizontais.